A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 foi aberta nesta quarta feira de Cinzas, 10 de fevereiro de 2016, em todo o Brasil.
O tema deste ano é “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24). A CF 2016 tem um foco no saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.
Segundo informações divulgadas pelo CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs)100 milhões de pessoas não tem acesso ao saneamento básico. O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) divulgou os resultados de uma pesquisa em 1.135 municípios do Semiárido brasileiro e constatou que apenas 243, ou seja, apenas 21% das sedes municipais, fazem a
coleta de esgoto sanitário. O INSA constatou que, mesmo nos municípios que coletam o esgoto, a maioria da população (66%) não tem acesso à rede coletora. Das mais de 7,3 milhões de pessoas
que vivem nas áreas pesquisadas, só cerca de 3,2 milhões são devidamente
atendidas. A publicação completa do INSA pode ser baixada no próprio site do Instituto ou neste link.
Na Diocese de Patos haverá, próxima sexta feira, um debate promovido pela Diocese com a presença de especialistas em saneamento, agentes das pastorais e movimentos, padres sobre a temática da CF. O debate será realizado no auditório do Colégio Cristo Rei às 19h00.
Ao longo de todo o período quaresmal, que foi iniciado com a quarta feira de Cinzas, as Via-Sacras na Paróquia Santa Luzia serão um momento para rezar e, também, para refletir sobre este problema que afeta, negativamente, a dignidade da pessoa humana.
0 comentários:
Postar um comentário