Páginas

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Termina a Festa de Santa Luzia 2017. Em dez dias de celebração cerca de 80 mil fieis passaram pela Matriz

Com uma procissão que reuniu mais de 30 mil fieis, a Festa de Santa Luzia 2017 foi encerrada no início da noite desta terça feira, 13 de dezembro. Ao longo dos dez dias de festa, incluindo novenas, missas e procissão, passaram pela Igreja de Santa Luzia quase 80 mil fieis.

O dia de Santa Luzia foi aberto com a celebração da Santa Missa às 06h da manhã. A celebração foi conduzida pelos padres filhos naturais de Santa Luzia sob a presidência do Padre Neto. O pregador foi o padre Joácio Nóbrega.

Às 09h da manhã foi iniciada a missa festiva que contou com a presença do bispo diocesano e de vários padres da cidade. Dom Eraldo refletiu sobre o significado do martírio para a fé católica e como o martírio é vivenciado no dia de hoje sob diversas formas. 

Por volta do meio dia aconteceu a feijoada da família, ao lado da Matriz, na Praça Padre Jerônimo. Às 13h00 aconteceu o grande leilão no Centro Pastoral ao lado da Igreja do Rosário.

A grande procissão conduzindo a imagem da padroeira pelas ruas da cidade foi iniciada às 16h30.  As ruas foram tomadas por fieis que caminhavam rezando e cantando louvores a Deus. O centro histórico da cidade ficou superlotado de fieis que participaram da última missa do dia que foi presidida pelo padre João Saturnino de Oliveira, ex-pároco de Santa Luzia. 

Sob uma grande queima de fogos, foi entoado o hino de Santa Luzia enquanto havia a descida das bandeiras marcando o encerramento da festa.

Este ano, a Festa de Santa Luzia foi celebrada com uma motivação especial que foi a comemoração dos 160 anos de criação da Paróquia. 
:

0 comentários:

Postar um comentário