Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Foi oficializada a instalação da Paróquia São Francisco em Várzea. Veja como foi:

A Paróquia São Francisco de Assis, no município de Várzea, foi oficialmente instalada durante celebração eucarística ocorrida na noite do último domingo, 30 de setembro de 2018, no largo da Igreja São Francisco de Assis.

A população varzeense e as caravanas de várias localidades da Paraíba e do vizinho Rio Grande do Norte foram recepcionados pela Banda de Música Duarte Machado que executou várias músicas antes da celebração. 

A missa solene foi presidida por Dom Eraldo Bispo da Silva e foi concelebrada pelos padres da Forania do Vale do Sabugi e de outras paróquias das dioceses de Patos e de Caicó. Várias autoridades civis locais estiveram presentes na solenidade.

Padre Elias Ramalho, pároco de Santa Luzia, deu as boas vindas e acolheu os padres e as pessoas presentes. Na sequência, o chanceler da Cúria Diocesana, padre Rodrigo Trindade, fez a leitura do decreto de criação e instalação da nova Paróquia. Dom Eraldo, em seguida, declarou oficialmente criada a Paróquia. 

A celebração continuou com ato penitencial, hino de louvor e liturgia da palavra. Em sua reflexão, o bispo de Patos ressaltou as motivações especiais que marcaram aquele momento e que, entre outras questões, se relacionavam à celebração do ano missionário diocesano em preparação para os 60 anos de criação e instalação da Diocese Nossa Senhora da Guia. À luz do Evangelho, Dom Eraldo destacou a necessidade de uma evangelização que seja inclusiva e que não se resuma a grupos isolados. "A missão de evangelizar é de todos nós" frisou o bispo que, ao final de sua homilia deu orientações para o crescimento pastoral e espiritual da comunidade de Várzea.

Após a homilia o padre Rodrigo Trindade fez a leitura da provisão que nomeia o padre Josivam Almeida o primeiro administrador da nova Paróquia. Em seguida, Dom Eraldo entregou ao padre Josivam os símbolos de sua missão e recomendou que o pároco realize seu trabalho com amor. 

Após a liturgia eucarística e o rito da comunhão houve a fala do prefeito municipal, Otoni Medeiros, seguida de uma fala da represente das leigos de Várzea que agradeceu ao padre Elias pelo trabalho realizado e acolheu seu novo pároco. Padre Fabrício, vigário forâneo, também usou a palavra acolhendo o novo pároco ao mesmo tempo em que destacou a alegria de toda a forania.

Padre Josivam, administrador paroquial de Várzea, fez seus agradecimentos ao mesmo tempo em que ressaltou não só sua alegria como, também, o seu sentimento de responsabilidade em conduzir a Paróquia em seu início de caminhada. "Alegro-me em fazer parte desta história que, para mim, não é só um privilégio, mas uma grande responsabilidade. Aqui estou, de coração aberto, para amar e acolher todos os meus paroquianos", frisou padre Josivam que apresentou o brasão oficial da Paróquia.

Ao final foi lida a ata da celebração que foi assinada pelos padres, leigos e leigas e autoridades de Patos enquanto era cantado o hino do padroeiro, São Francisco de Assis.

Antes da bênção, dom Eraldo agradeceu ao padre Elias o trabalho que ele fez em Várzea e que tem feito na forania do Vale e no Conselho Missionário Diocesano recomendando ao padre Josivam que continue ajudando-o nas necessidades da Paróquia Santa Luzia e da Forania sem prejuízo à nova Paróquia. Em seguida deu a bênção final.
:

0 comentários:

Postar um comentário