Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2019

Vias-sacras e Círculos Bíblicos acontecem na Paróquia esta semana

A Campanha da Fraternidade 2019 com o tema "Fraternidade e Políticas Públicas" começou a ser vivida através da ação missionária e orante com os missionários e missionárias desde a última sexta-feira (08/03), quando já aconteceram Vias-sacras em todas as comunidades e a partir desta segunda-feira (11/03) acontecem encontros de Círculos Bíblicos nas residências e ruas, além das comunidades rurais.

Desde a última Assembleia Paroquial ocorrida nos dias 04 e 05 de fevereiro a Paróquia Santa Luzia tem refletido sobre a Campanha da Fraternidade com o tema das Políticas Públicas, e em seu planejamento apareceram atividades como as Vias-sacras que iniciaram na última sexta-feira, 08 de março, com boa participação de fieis, além de serem realizadas nas comunidades urbanas e rurais, a exemplo da Comunidade Olho D'Água Grande, que participou com lideranças do último encontro do setor de comunidades rurais e já está atuando com a realização da Via-sacra. O Setor Juventude assumiu também horário próprio para vivenciar a experiência e há comunidades como Santa Luzia e São José Operário com mais de um horário para a Via-sacra. O material de subsídio foi preparado pelo Regional Nordeste 2 da CNBB e tem linguagem fácil e contextualizada para nossas Igrejas Particulares.

No que diz respeito aos Círculos Bíblicos, nesta primeira semana da Quaresma já foram marcados os 4 encontros para serem vivenciados pelas comunidades urbanas e rurais, além dos grupos, movimentos, pastorais, serviços e ministérios que partem para a missão e juntam-se aos missionários das comunidades para vivenciar nas residências a reflexão da Palavra de Deus. De segunda a quinta-feira desta semana (11 a 14 de março) as comunidades urbanas estão vivendo a experiência sempre as 19h, em grupos missionários espalhados por todos os setores, e algumas comunidades rurais como Pinga e Umbuzeiro Doce também farão essa experiência nesta semana. Cerca de 35 grupos espalhados pelo território da paróquia farão os Círculos Bíblicos da Campanha da Fraternidade 2019.

As Vias-sacras acontecem nas sextas-feiras da Quaresma: saindo da Casa da Legião de Maria e da Igreja Matriz as 5h da manhã; dentro da Igreja Matriz, da Igreja do Rosário e da Igreja de São José Operário as 19h; pelas ruas nas comunidades São Sebastião, Nossa Senhora de Fátima e Sagrada Família; saindo de uma das igrejas percorrendo as ruas até a outra, as 22h com o setor de Juventude, e nas comunidades rurais com lugares de encontro e chegada marcados a cada via-sacra realizada. Os Círculos Bíblicos estão recolhendo as primeiras sugestões e debates com relatores nos grupos missionários e entregarão nas igrejas em caixinhas de sugestões/reivindicações da população e farão parte de um documento único a ser elaborado e entregue as autoridades num Fórum de Políticas Públicas a ser realizado no dia 05 de maio com presenças do Poder Público Local e a sociedade civil organizada.
:

0 comentários:

Postar um comentário