Páginas

domingo, 21 de abril de 2019

Sábado Santo e Domingo de Páscoa cheios de alegria

A noite do sábado (20) e a manhã do domingo (21) foram marcados pelas celebrações que anunciam a Ressurreição de Jesus em nossa paróquia com programação na Igreja Matriz e pelas ruas da cidade, além da acolhida de novos cristãos e novas cristãs batizados na celebração da Vigília Pascal com familiares e amigos presentes. As reflexões do padre Elias deram um tom de ânimo e alegria com as suas importantes catequeses na programação. 

No Sábado Santo, por volta das 19h, dentro da Igreja Matriz (a bênção do fogo aconteceu no patamar em virtude das chuvas), foi iniciada a celebração da Vigília Pascal que consiste na terceira e última parte do Tríduo Pascal com grande participação dos fiéis que com velas cantaram a Proclamação Pascal e viram o interior do templo iluminado, inclusive pelas velas dos pilares. A Liturgia da Palavra foi marcada pela meditação de 4 leituras, seguidas de salmos e orações, além do Hino de Louvor com bastante alegria e da Proclamação do Evangelho que deram margem a uma profunda reflexão sobre a História da Salvação e o anúncio da Ressurreição pelas "Santas Mulheres". A Liturgia Batismal contou com o rito para 13 crianças e jovens acolhidos na comunidade cristã e incorporados neste profundo mistério pascal que foi concluído com a Liturgia Eucarística. A Solene Vigília foi concluída com um convite para no domingo de Páscoa acontecer a Procissão do Ressuscitado e a Missa do Domingo de Páscoa. 

Bem cedo, as 6h30min os fiéis reuniram-se na Igreja de São José Operário e partilharam alimentos e líquidos num café comunitário, rezaram o Ofício da Manhã das comunidades e seguiram até a Igreja Matriz conduzindo a imagem do Jesus Ressuscitado e louvando a Deus por este novo dia, "o dia que o Senhor fez para nós", como diz o salmo da missa deste domingo de Páscoa. Com alegria e com a Igreja Matriz lotada, a missa foi celebrada e contou com mais uma pregação do Padre Elias com bastante ênfase a centralidade da Festa da Páscoa e introdução da comunidade paroquial no Tempo Pascal que se estenderá até a Festa de Pentecostes em junho próximo. 

A Paróquia Santa Luzia tem investido na catequese e na formação dos fieis em torno da importância da Festa da Páscoa e este paroquiato do Padre Elias tem sido um convite a uma centralidade nesta festa e sua valorização. A Oitava da Páscoa será celebrada na Comunidade São José Operário que a partir de amanhã (22/04) inicia a festa de seu padroeiro e conta uma programação que irá até o dia 1 de maio. Na alegria do Ressuscitado, proclamemos "Cristo ressuscitou verdadeiramente. Aleluia! Aleluia! Aleluia!". Feliz Páscoa!

:

0 comentários:

Postar um comentário