Para recepcionar os fiéis, a Banda Duarte Machado executou do dobrados e abriu a solenidade com o hino de São Sebastião. A missa inaugural foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva. Além do padre Elias, estiveram concelebrando também os padres santaluzienses pe. Neto e pe. Sebastião Nóbrega. Os diáconos Adriano e Jarbas, além dos seminaristas também atuaram na celebração.
Nos ritos iniciais o bispo preferiu a bênção com a aspersão da capela entrando, em procissão com os padres e diáconos. No altar, dom Eraldo fez oração e aspergiu os ícones dispostos na parede do altar que contém, ao centro, Jesus Cristo, e nas laterais os ícones de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e de São Sebastião.
A celebração prosseguiu com o ato penitencial, canto de glória e a liturgia da palavra. A proclamação do Evangelho foi feita pelo diácono Adriano.
Na reflexão, dom Eraldo ressaltou a importância da celebração de inauguração da capela, não só do ponto de vista material e arquitetônico, mas do ponto de vista da organização comunitária e pastoral. "Este deve ser um espaço motivacional da fé", frisou o bispo. Dom Eraldo também falou da sua expectativa de que a iniciativa da Paróquia também desencadeie iniciativas do poder público promovendo políticas públicas voltadas àquela comunidade.
Terminada a homilia, dom Eraldo fez a bênção incensou o altar. Deu-se seguimento à celebração da Missa com o ofertório. Neste momento, a Irmandade do Santíssimo Sacramento fez a oferta do Sacrário, do cálice, da patena, da âmbula e das galetas.
Após a comunhão, foi feita a bênção dos objetos doados pela Irmandade. Dona Lourdes Limeira, zeladora e líder pastoral da comunidade, recitou uma poesia elaborada por ela na qual foi resumida a história da comunidade. D. Lourdes agradeceu a todos e todas os que colaboraram e ajudaram nesta tarefa que foi a construção a Capela.
Em seus agradecimentos, o padre Elias ressaltou a importância das orientações dadas por Dom Eraldo o que tornou possível a mobilização da comunidade para fazer a obra. Padre Elias agradeceu aos padres Neto e Sebastão que vieram concelebrar este momento importante para a Paróquia.
Nos momentos finais, entoou-se o hino de São Sebastião e foi dada a bênção concluíndo a celebração. Na parte social houve quermesse ao lado da capela.
0 comentários:
Postar um comentário