Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Festa do Rosário começa amanhã, dia 28 de setembro, e vai comemorar os 150 anos de criação da Irmandade. Confira:

A festa de Nossa Senhora do Rosário chega, em 2021, aos 151 anos de sua realização. A celebração em honra da senhora do Rosário é anterior à própria fundação do Município de Santa Luzia.

Amanhã, terça feira, 28 de setembro, acontece a abertura da Festa. A programação será aberta com a recitação do Terço, às 18h30, seguida do hasteamento da bandeira, às 19 horas e, na sequência, ocorre a celebração da Santa Missa.

Até o dia 6 de outubro acontece, sempre às 19 horas, a celebração das novenas. As celebrações serão sempre precedidas da reza do Terço. Ainda seguindo os protocolos de saúde pública, não haverá procissão e nem o Tope do Juiz que, este ano, completa também 151 anos de realização.

No dia 7 de outubro, haverá a solene missa de encerramento da festa, às 19 horas, seguida do descerramento da bandeira. 

As novenas serão todas transmitidas pela PASCOM através de sua página no Facebook.

150 ANOS DA IRMANDADE DO ROSÁRIO

A celebração em honra de Nossa Senhora do Rosário foi iniciada no ano de 1870 tendo reunido as populações negras, sobretudo, da Pitombeira e adjacências. No ano seguinte, 1871, foi criada a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

A Irmandade é uma associação que foi criada para manter viva a memória e as tradições dos povos negros, denunciar o racismo e lutar pelos direitos. A cada ano, por toda a sua simbologia da Mesa que dirige a entidade, dos Pontões, Banda Cabaçal e, sobretudo, do Reisado, a memória dos povos negros do Vale do Sabugi, é atualizada e  é reverenciada a sua contribuição para nossa história.

:

0 comentários:

Postar um comentário