Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2022

Festa de Santa Luzia chegou à reta final. Confira como foi a oitava noite de celebração.

A oitava noite de celebração da festa da padroeira foi celebrada neste domingo, 11 de dezembro.

A celebração teve como noitários os Três Poderes, as ONGS Café Cultura e Anjo Educativo, a APAE, o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Luzia e os vaqueiros.

Além dos padres Erivaldo Alves, que presidiu a missa, e João Saturnino, que pregou, também estiveram presente os diáconos santaluzienses Adriano e Jarbas.

Já nos ritos iniciais padre Erivaldo acolheu e agradeceu a presença do padre João Saturnino que foi pároco de Santa Luzia de 1991 a 2003. Seguiu-se os ritos com ato penitencial, hino de louvor e liturgia da palavra sendo o Evangelho proclamado pelo diácono Adriano. 

Padre João Saturnino refletiu sobre o significado do encontro dos discipulos de João Batista com Jesus. Neste encontro, Jesus mostra as mudanças na sociedade e, em razão das atitudes de Cristo e suas consequências, os discípulos reconhecem que Ele é o Messias esperado. A cura dos cegos, dos paralíticos, dos surdos e dos leprosos são exemplos de que o reino de Deus se caracteriza pela inclusão de todos os segmentos sociais, ressalta o pregador. 

Santa Luzia  é "envolvente", frisou padre João, no momento em que abordava o desapego e cuidado com os pobres que caracterizava a Virgem de Siracusa. O padre conclamou os fiéis, a partir do exemplo de Santa Luzia, a serem firmes na fé diante das adversidades.

A celebração continuou com as profissão de fé, preces, rito do ofertório seguido da liturgia eucarística e comunhão.

Ao final, padre Erivaldo agradeceu às equipes pela organização do rubacão, da cavalgada e corrida dos olhos, que foram eventos bem sucedidos. O pároco agradeceu ao padre João Saturnino e pediu que lhe entregassem a lembrança da festa da padroeira deste ano.

Com muita fé e devoção os fiéis entoaram o hino da padroeira e, em seguida, receberam a bênção.

Na parte social ocorreu a noite da saudade tendo como atrações musicais os cantores Urano Show Baile e Neguinho.

:

1 comentários: